terça-feira, 22 de setembro de 2015



Porque a social-democracia deixou de ser apenas uma ideologia por sua própria excelência desde seu nascimento, com projetos constantes para lutar contra todas as formas de ditadura ao longo da história.
Porque é uma corrente política que bloqueia excessos reacionários e revolucionários, harmonizando o Estado Social com a iniciativa privada. Não tem por premissa aniquilar e nem liberar o capitalismo, mas humanizá-lo.
Porque possui em seu cerne o pragmatismo de encontrar consensos políticos para dar estabilidade à nação, pensando e lançando reformas estruturais e progressistas ao Estado.
Porque liberta a democracia da tutela tirana dos governos, liberta a economia do monopólio do Estado e solidifica a liberdade de imprensa.
Porque propõe o crescimento do País onde se instala de forma sólida e sustentável, combatendo assimetrias e fortalecendo as autonomias regionais , fazendo prevalecer o poder ao poder local.
Porque nunca deixou de devolver a esperança aos cidadãos quanto esta foi ultrajada, pois tem coragem para tomar medidas necessárias que tirem o país da bancarrota que governos irresponsáveis o colocam.
Porque é coerente, e tem capacidade de remar contra a maré, nunca baixando os braços perante a descrença, enfrentando e vencendo o melhor combate a favor da democracia.
Porque, enquanto representada no poder, sempre avançou com reformas inadiáveis, devolvendo a liberdade, a soberania, a dignidade e a confiança às nações, enfrentando os desafios de cada tempo, sem se tornar velha, cansada ou desacreditada.
Porque sempre se manteve fiel a matriz HUMANISTA e REFORMISTA, sendo, acima de tudo, a própria representação da liberdade em um Estado com autoridade sem ser autoritário.
Porque defende um Estado sustentável sem ser mínimo, mas que incentive, não um Estado que sustente. Um Estado transparente e não promíscuo.
Porque busca e promove um Estado que promova o mérito e não o clientelismo; pois quer um Estado que o país possa financiar e não um Estado utópico fingindo tudo ser possível.
Porque protege os mais vulneráveis, sem que para garantir tudo à todos, comprometa tudo e todos.
Porque acredita em um Estado que nos deixa o futuro e não um Estado que só nos deixa fatura.
Nós, os social-democratas, acreditamos:
Em uma economia sem donos;
Em uma cultura sem donos;
Em uma democracia sem donos;
Em uma liberdade concreta;
Em um País onde cada cidadão possa escolher livremente um caminho para sua realização pessoal e profissional.
Tudo isso, por que:
O País deve lhe garantir essas oportunidades, não importando que geração você seja, que geografia, que situação econômica, que formação acadêmica, que sexo,  que sexualidade, que Religião ou Raça você exerce seu SER, a sua cidadania.
Não acredita que outros resolvam nossos problemas.
Busca e promove o avanço enquanto indivíduos, enquanto sociedade, não esperando do governo a solução de questões que envolvam sua individualidade.
Não acreditamos em soluções milagrosas. Acreditamos nas pessoas, no trabalho, no esforço e no mérito;


Acreditamos no reformismo dentro de um sistema de mudanças contínuas, com responsabilidade, com menos palavras e mais ações.
Sou social-democrata, pois sou:
Contra os radicalismos ideológicos;
Contra os gastos inúteis do governo;
Contra a irresponsabilidade;
Contra as palavras sem conteúdo;
Contra o discurso vazio;
A social-democracia, preza-se em não ter medo,
Não ter medo da crítica;
Não ter medo de eleições;
Não ter medo de fazer o que tem que ser feito;
Sabe que só uma economia saudável pode patrocinar o Estado social, sobretudo, tem sempre em mente que a democracia não se faz com calculadora.
Sabe que política é a arte do possível, e que a vida não cabe em uma folha de cálculo.
Valoriza o equilíbrio, o compromisso e a responsabilidade.
Sabe que politica não se faz só com a cabeça, mas também com o coração.
Sempre lutou para que todos tenham a oportunidade ser felizes, sem terem que pagar por erros que não cometeram, sem desdenho com emprego, liberdade, dignidade e justiça social.
Sabe da necessidade de uma Justiça célere e eficiente
Sabe lutar sem "sangue" pelo crescimento sustentável, competitividade, emprego e coesão social, garantindo a igualdade de oportunidades em um Estado moderno que afirma seu País para o mundo.
Ser social-democrata é acreditar no progresso; na transformação e no desenvolvimento humano, e acima de tudo, na liberdade.
O social-democrata brasileiro acredita no Brasil, acredita na sua gente!!
Leia, se informe, acredite na Social-Democracia!
                                            
Moacir Pinto, um social-democrata

0 comentários:

Postar um comentário